Registrador gráfico

Com a possibilidade de utilização de um aparelho apenas, pode-se obter diversas grandezas elétricas que circulam em um circuito elétrico; tensão, corrente, fator de potência, consumo, demanda, picos e depressões de tensão, corrente e fator e potência, harmônicos de tensão e corrente.

Entre as principais utilidades da medição destas grandezas, destaca-se:

• Nível de tensão – picos ou mergulhos, que ocasionam danos e mau funcionamento ao sistema elétrico.

• Nível de corrente – localiza picos de corrente no sistema, propiciando as devidas correções, dimensionamento de cabos, proteções, transformadores ou outras finalidades.

• Curva de fator de potência – consegue-se o valor exato dos capacitores a adicionar e a retirar do sistema e em que momento, evitando as multas por excessos indutivos ou capacitivos. Obtendo-se a curva do fator de potência de um sistema, pode-se determinar com agilidade e precisão os bancos fixos e/ou automáticos de capacitores.

• Harmônicos – Além da identificação dos motivos de defeitos elétricos ocasionados por sua ocorrência, auxilia na determinação dos filtros necessários.

• Consumo e demanda – Propicia a conferência e comparação com outros equipamentos de medição, determinação de custos de energia, sendo que a medição pode ser feita por centro de custos, máquinas ou dispositivos específicos dentro do ambiente.

O programa permite ainda a separação dos consumos e demandas para os períodos de ponta e fora de ponta, auxiliando na determinação de contratos com as concessionárias de energia, ensaios de máquinas combinadas para uma adequação produtiva e financeira mais satisfatória.

Forma de execução – São instalados os registradores nos pontos desejados, com duração de 7 dias, de maneira a gerar uma curva com as grandezas em todas as situações combináveis possíveis. O equipamento é retirado do local, sendo que é fornecido ao cliente o software e o arquivo gerado pela medição, para abertura em seu PC, além de uma impressão com as principais grandezas e os gráficos gerados pela medição. Outra possibilidade de execução pode ser utilizada para equipamentos individuais, como medição por um período de 2 / 3 hs. , podendo-se obter, desta maneira, o exato custo do insumo elétrico de cada máquina (muito útil em uma cadeia de produção, onde o custo da energia é cada vez mais expressivo ).

Apresentação: Após a execução do trabalho, é fornecido o software e o CD com as imagens térmicas obtidas no trabalho, facilitando aos profissionais envolvidos a visualização dos problemas, prioridades de ação e demais ponderações técnicas.

 
rodapérodapé